A luta pelo título ainda está ao rubro, mas nos ‘bastidores’ os clubes já começam a preparar as suas equipas para a próxima temporada. É esse o caso do Benfica, que poderá fazer (mais um) encaixe milionário no mercado de transferências.

Depois de no último verão o clube da Luz ter encaixado um total de 111 milhões de euros, com nomes como Ederson, Lindelöf e Nélson Semedo a deixarem Lisboa, este ano os protagonistas podem ser outros. Com a possibilidade de serem encaixados vários milhões novamente, este verão pode haver uma diferença: é que das iminentes vendas, só há um jogador que faça parte da ‘espinha dorsal’ da formação de Rui Vitória.

A saída de Alejandro Grimaldo parece quase uma realidade. O Nápoles não arreda pé no que diz respeito ao interesse pelo lateral-esquerdo espanhol e sabe que o Benfica dificilmente o venderá por um valor abaixo da cláusula de rescisão fixada nos 30 milhões de euros.

De Itália chegaram vários relatos de que o emblema napolitano tem tentado baixar o valor exigido pelas águias. No entanto, não parece certo que os transalpinos tenham grande sorte nesse sentido. E a confirmar-se a saída de Grimaldo, será certa a revolução na lateral-esquerda. Eliseu também deverá sair, uma vez que está em final de contrato com o clube encarnado e a renovação será um cenário remoto.

Desta forma, o Benfica ficará apenas com Yuri Ribeiro no plantel, ele que neste momento está cedido ao Rio Ave, sendo uma das figuras com mais destaque na equipa vilacondense.

Encaixe milionário com os ‘emprestados’

Além de Grimaldo, André Horta, André Carrillo, Bryan Cristante e Anderson Talisca são os nomes que poderão dar ao Benfica um verão ‘reluzente’.

Comecemos por Horta. O jovem médio cedido ao Sp. Braga já terá acordo com o Los Angeles FC, tal como o Benfica. A transferência deverá ser feita, segundo os meios de comunicação norte-americanos, por seis milhões de euros.

Quanto a Talisca, o Benfica fez uma jogada de mestre. Apesar de não tencionar que o brasileiro continue, as águias renovaram contrato com o jogador para aumentar o seu valor de mercado. O mais provável é o Besiktas acionar a cláusula de compra do médio no valor de 21 milhões de euros.

No entanto, e na melhor das hipóteses para o Benfica, Talisca pode render ainda mais. Caso este cenário não se concretize, Liverpool, Manchester United e Wolverhampton podem avançar para a contratação do atleta, que recentemente foi chamado à seleção brasileira por Tite, e acenar ao Benfica com 40 milhões de euros.

Quase certos estão também os quatro milhões de euros que Bryan Cristante irá render. O Atalanta não pretende deixar sair o jovem médio italiano, que foi recentemente chamado à seleção, e deverá pagar a cláusula de compra ao Benfica. Cristante tem sido uma das figuras do clube transalpino e já leva 11 golos em 37 encontros realizados.

Por fim, mas não menos importante, Carrillo. O peruano emprestado ao Watford pode render 20 milhões de euros.

Se o clube inglês pretender a continuidade do extremo, será este valor que terá de pagar aos encarnados. Dos quatro, este será talvez o ‘dossier’ que acarreta mais dúvidas, mas mesmo que regresse à Luz, a sua continuidade não estará garantida. E a sair por um valor será sempre a rondar aquele que está na cláusula de compra do Watford: os referidos 20 milhões de euros.

Jogadores Possível destino Valor
André Horta Los Angeles FC 6 milhões de euros
Carrillo Watford 20 milhões de euros
Cristante Atalanta 4 milhões de euros
Grimaldo Nápoles 30 milhões de euros
Talisca Besiktas 21 milhões de euros

In: noticiasaominuto.com